Ibict encerra 2015 com novas parcerias internacionais

fev 16 • Notícias • 1915 Views • Comentários desativados em Ibict encerra 2015 com novas parcerias internacionais

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) fechou 2015 com bons resultados na área de cooperação internacional. A agenda da Divisão de Relações Internacionais (DRIn) do instituto foi marcada pela realização de missões, reuniões e encontros com entidades e iniciativas de diversos países.

Entre as ações realizadas, pode-se destacar a visita, em fevereiro, de representantes da Swansea University, instituição do País de Gales, que, como o Ibict, faz parte da rede Enterprise Europe Network (EEN). O encontro também contou com a presença de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Na ocasião, a diretora do Ibict, Cecília Leite, observou que o encontro, logo no começo do ano, marcava o início da movimentação do instituto nas ações de disseminação do seu trabalho em todo o mundo. “A reunião é mais um ato no processo de internacionalização da atuação do Ibict. É uma oportunidade para mostrarmos o que tem sido feito na área e conhecermos boas experiências de outros países e, dessa forma, acelerar o nosso crescimento”.

No mês de março, começaram as discussões para a criação do portal da Enterprise Europe Network Brasil. O portal, terá o objetivo de auxiliar pequenas e médias empresas no acesso a informações sobre políticas e oportunidades de negócios, assistência em processos de transferência de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e inovação, além de proporcionar mais dinamismo e visibilidade à EEN Brasil.

No mesmo período, foi lançado também o Mapa da Competência, que tem o objetivo de facilitar o contato entre profissionais e instituições que atuam com cooperação internacional. Nele estão cadastrados perfis de empresas e instituições de pesquisa interessadas em trabalhar em projetos colaborativos. O mapa pode ser visualizado em português ou inglês.

O ano de 2015 marcou os primeiros passos do projeto BR-CRIS. O Ibict formalizou a parceria com a associação euroCRIS, além de contar com o apoio da PT-CRIS (Portugal) para tratar especialmente do BR-CRIS. “O projeto ampliará para o pesquisador e a pesquisa brasileira as possibilidades com relação à visibilidade e à cooperação com outros pesquisadores no mundo. Também nos colocará em um patamar onde estão as grandes nações que já têm um trabalho de pesquisa desenvolvido”, disse Cecília Leite.

O coordenador de projetos Paulo Egler afirma a importância do BR-CRIS para o instituto e para o Brasil. “O BR-CRIS representa a inserção da pesquisa brasileira em nível internacional. Aderir a esse sistema significa adotar uma série de identificadores que estão começando a se universalizar. Os pesquisadores brasileiros terão identificadores reconhecidos mundialmente”.

O ano terminou com a missão técnica do Ibict ao Joint Research Centre (JRC) em Bruxelas. A missão, financiada pelo Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, serviu para subsidiar a criação do Observatório Nacional de Pesquisa e Inovação, por meio da cooperação entre Ibict e o JRC. A ação promoveu o intercâmbio de conhecimentos relacionados às políticas, conceitos e metodologias aplicadas ao Research and Innovation Observatory (RIO), do JRC, que funciona como uma fonte de informação interna e estável para a Comissão Europeia (CE). O Observatório contribui especialmente para o monitoramento dos sistemas de Pesquisa e Inovação dos Países-Membros da União Europeia.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »