Estimulando a cooperação em pesquisa e inovação com a América Latina

maio 15 • Notícias • 1020 Views • Comentários desativados em Estimulando a cooperação em pesquisa e inovação com a América Latina

Maria Cristina Russo, diretora da Direção-Geral de Pesquisa e Inovação para a Cooperação Internacional da Comissão Europeia, visitou a América Latina para promover a cooperação em pesquisa e inovação com a Europa, particularmente por meio do Programa-Quadro da União Europeia para pesquisa e inovação, o Horizonte 2020.

Em 13 de março, juntamente com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCYT) da República da Argentina, Lino Barañao, ela falou em uma conferência em honra pelo 10º aniversário do Gabinete Argentino-Europeu de Articulação para a Ciência, Tecnologia e Inovação.

Antes disso, a diretora assinou um Acordo de Implementação lançando uma nova iniciativa para incentivar os melhores cientistas argentinos a irem para a Europa como membros da liderança de equipes de pesquisas do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). Ao final, ela co-presidiu o 8º Comitê Diretivo do Acordo de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Sra. Agueda Menvielle, Diretora Nacional de Relações Internacionais do MINCYT. A agenda incluiu a discussão sobre a cooperação em áreas prioritárias de interesse comum, incluindo saúde, bioeconomia, energia renovável, pesquisa marinha e transporte.

A Sra. Russo então viajou para o Uruguai e, juntamente com o Embaixador Juan Fernández Trigo, responsável pela delegação da União Europeia no Uruguai, conheceu Fernando Filgueira, Subsecretário para a Educação e Cultura, e Gabriel Aintablian, Diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Ministério da Educação e Cultura.

Por último, a Sra. Russo visitou o Brasil, que também estava celebrando 10 anos do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica com a União Europeia. Em 17 de março, ela falou no XXII Fórum União Europeia-Brasil “Brasil-União Europeia – Parceiros Políticos no Mundo”. Já no dia 18 de março, a Sra. Russo e a chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, Embaixadora Ana Paula Zacarias, participaram de encontros com representantes da Universidade de São Paulo (USP) e também da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O evento contou com a assinatura da carta de intenções com a FAPESP, objetivando estimular a participação de pesquisadores brasileiros e europeus em programas de pesquisas de cada uma das partes. Em 19 de março, a 7ª Reunião do Comitê Misto UE-Brasil foi realizada em Brasília para discutir a cooperação científica em áreas prioritárias como segurança alimentar e agricultura sustentável, pesquisa marinha, energias renováveis, nanotecnologia, fusão de energia, tecnologia da informação e comunicação (TICs). A questão da inovação foi destaque, com a presença de instituições financiadoras, parques tecnológicos e representantes do setor privado.

Além da cooperação bilateral entre a Europa e cada um destes países em pesquisa e inovação, há também uma estreita cooperação regional estimulada pela iniciativa conjunta EU-CELAC em Pesquisa e Inovação.

Para obter mais informações sobre a Comissão dos Estados-Membros da Comissão Europeia sobre a América Latina, Caribe e União Europeia (EU-LAC/ALCUE), clique aqui.

Fonte: Projeto Leadership

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »