Pesquisador do Ibict representa a instituição em evento para incremento da cooperação entre Brasil e UE

maio 25 • Notícias • 1454 Views • Comentários desativados em Pesquisador do Ibict representa a instituição em evento para incremento da cooperação entre Brasil e UE

O pesquisador Márcio Canedo, da Divisão de Relações Internacionais e da Enterprise Europe Network (EEN Brasil), representou o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) na reunião preparatória para o IX Comitê Diretivo de Cooperação Brasil – União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação – 2017. O evento ocorreu no último dia 19, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Realizado com o objetivo de coordenar, incrementar a escala e o escopo da participação brasileira na cooperação Brasil – União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento reuniu stakeholders brasileiros para que juntos pudessem buscar áreas de referência de interesse mútuo. A metodologia de trabalho adotada pela União Europeia para a cooperação internacional está baseada na identificação e designação de pontos focais relativos a cada área ou programa de trabalho.

Entre os aspectos levantados por Márcio Canedo foram ressaltados uma maior abertura do Programa Horizonte 2020 aos participantes dos países parceiros, de forma a ampliar a participação dos brasileiros, bem como a promoção de princípios comuns para a condução da cooperação internacional em pesquisa e inovação.

“A principal proposta do Ibict está em incluir assuntos novos dentro dessa cooperação, como, por exemplo, defesa, energia, troca de experiências entre micro e pequenas empresas de ciência, tecnologia e inovação e reforçar os acordos específicos em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)”, explica Márcio Canedo. A expectativa do encontro é não apenas manter as parcerias entre Brasil e União Europeia, mas também ampliá-las. Os representantes das instituições presentes se reunirão com seus parceiros europeus em novembro, em Bruxelas, para a concretização das propostas levantadas para o trabalho conjunto entre Brasil e União Europeia.

Saiba mais sobre o Programa Horizonte 2020:
https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »