Ibict reúne especialistas para discussão sobre o CERIF e o DSpace CRIS

jul 18 • Notícias • 2268 Views • Comentários desativados em Ibict reúne especialistas para discussão sobre o CERIF e o DSpace CRIS

A equipe do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) realizou uma videoconferência no dia 14 de julho, com o tema “Antecipação para conhecimento básico sobre o CERIF e o DSpaceCRIS”. O evento reuniu via internet professores e profissionais de universidades, fundações e institutos de pesquisa e órgãos governamentais do Brasil e de Portugal para uma discussão sobre o CERIF (Common European Research Information Format) e o DSpace CRIS (open source próprio para sistemas CRIS).

CERIF é a estrutura de metadados utilizada pelo sistema CRIS (Current Research Information System), um ecossistema informacional que agrega informações sobre pesquisas correntes e passadas. Com esse procedimento, possibilita fazer cruzamentos entre as informações agregadas, de maneira a obter novas, de forma consolidada e com maior significância. O CRIS possibilita a obtenção de cenários sobre as pesquisas correntes e passadas, configurando-se como uma importante ferramenta de gestão.

“Estamos dando um novo passo no que diz respeito à melhoria da infraestrutura brasileira de pesquisa. É uma oportunidade fundamental para a construção de conhecimento em relação ao CERIF e ao DSpace CRIS”, disse Cecília Leite, diretora do Ibict, durante a videoconferência.

As palestras foram ministradas por Maria de Nazaré Freitas Pereira, pesquisadora, consultora do Ibict e especialista na organização e gestão da informação em ciência e tecnologia; João Mendes Moreira, chefe de Informação Científica da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN-Portugal) e coordenador do PT-CRIS; e Andrea Bollini, membro do Grupo Técnico do euroCRIS CERIF & Architecture, DSpace &-CRIS Committer, além de especialista do COAR Next Genaration Repositories.

No âmbito brasileiro, o Ibict tem atuado no desenvolvimento do Projeto BR-CRIS, que tem por objetivo propor um modelo de infraestrutura tecnológica para um sistema CRIS brasileiro, agregando os sistemas de informação existentes e propondo novos, de forma a atender a todas as necessidades de informação do ecossistema, e descrever tanto o modelo para integração dos sistemas de informação que comporão o ecossistema (CRIS locais), quanto o CRIS Nacional, que se torna o nó integrador do ecossistema.

BR-CRIS é um projeto em desenvolvimento no Ibict. Para sua implementação terá de interagir com outras instituições parceiras, na medida em que em um ecossistema informacional, assim como nos biológicos, os vários elementos envolvidos interagem entre si. Reforça-se que sistemas de informação atuais requerem integração com outros, de forma a criar grandes ecossistemas, provendo informações consolidadas e completas.

Treinamento sobre o CERIF e o DSpace CRIS

A proposta da videoconferência é que a ação colabore para uma preparação para o treinamento com o euroCRIS (organização não governamental composta pelos sistemas CRIS dos países europeus), que deverá ocorrer em setembro ou outubro de 2016 (data a ser confirmada).

Este treinamento, a ser realizado por especialistas europeus do euroCRIS, terá a duração de três dias. O primeiro dia será mais voltado para uma discussão com tomadores de decisão da esfera governamental da área de ciência, tecnologia e inovação, e terá por objetivo discutir a importância de sistemas de informação como o CRIS. Os outros dois dias de treinamento que estão previstos têm por motivo o fato de o segundo dia ser reservado para uma discussão sobre o CERIF; e o terceiro dia para uma demonstração do software DSpace CRIS.

Texto e foto: Comunicação Social da DRI/Ibict

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »