Brasília recebe pela primeira vez festival internacional de divulgação científica

maio 11 • Notícias • 1417 Views • Comentários desativados em Brasília recebe pela primeira vez festival internacional de divulgação científica

Você chega para um happy hour com os amigos num bar da cidade e se depara com vários cientistas falando sobre temas curiosos da atualidade e sobre como eles impactam sua vida. Cenário pouco provável? Não para quem participar do Pint of Science Brasil, um festival internacional de divulgação científica que este ano será realizado pela primeira vez em Brasília, nos dias 15, 16 e 17 de maio.

É como se fosse um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, os artistas são os pesquisadores e demais participantes convidados para conversar com o público. A iniciativa, que é formada por uma rede de voluntários, acontecerá simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por outros dez países: Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Japão, Tailândia, Alemanha e França. No Brasil, 22 cidades sediarão o Pint.

Durante as três noites do festival, os brasilienses poderão participar de nove apresentações que acontecerão em três locais: Resenha (410 Sul), London Street Pub (214 Norte) e Corina (SOF Norte). A cada noite, 3 temas atuais serão discutidos e os assuntos escolhidos para esse ano são: neuroengenharia, economia verde, transgênicos, a importância da ciência, alimentação, biotecnologia, inteligência artificial, comportamento humano, crise hídrica e exoplanetas.

O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar. “É uma oportunidade imperdível de debater com quem produz ciência no Brasil, tirar suas dúvidas e conhecer as pesquisas mais de perto”, afirma Eduardo Bessa, coordenador do festival em Brasília e professor da UnB.

Como tudo começou – A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Em Brasília, o Pint será realizado pela Universidade de Brasília conta com a colaboração do Conselho de Informações sobre Biotecnologia, CIB. Em âmbito nacional, o festival é patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, eScience Unicamp, Galoá e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades.

Programação Pint of Science Brasília

Segunda-feira, 15/05, às 19h30

Política, economia e ecologia: uma conversa possível?
Onde: Resenha, CLS 410 Bl. D Loja 34

Como a biotecnologia pode alterar a vida das pessoas?
Onde: London Street Pub, CLN 214 Bl. D

Thank you, Mr. Scientist
Onde: Corina, Sofn Q. 1 Conj. B Lote 11

Terça-feira, 16/05, às 19h30

Alimentamos nossas crianças corretamente?
Onde: Resenha, CLS 410 Bl. D Loja 34

Neuroengenharia. Quais são e para que servem as tecnologias que conversam com o nosso sitema nervoso?
Onde: London Street Pub, CLN 214 Bl. D

Onde está a água (do universo)?
Onde: Corina, Sofn Q. 1 Conj. B Lote 11

Quarta-feira, 17/05, às 19h30

Uma Poética da Vida em Evolução
Onde: Resenha, CLN 410 Bl. D Loja 34

Comparando o comportamento de macacos com o de humanos: relevância e limitações para a psicologia
Onde: London Street Pub, CLN 214 Bl. D

Trappist-1 e outros mundos por aí
Onde: Corina, Sofn Q. 1 Conj. B Lote 11

Mais informações:

Site do evento: http://pintofscience.com.br

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/249993975462844/?acontext=%7B%22ref%22%3A%2223%22%2C%22action_history%22%3A%22null%22%7D

Fonte: Com informações da Assessoria do Evento

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »