Missão Técnica do Ibict visita JRC, em Bruxelas, como parte de Ação do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia

dez 14 • Notícias • 1154 Views • Comentários desativados em Missão Técnica do Ibict visita JRC, em Bruxelas, como parte de Ação do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia

Entre os dias 08 e 11 de novembro de 2015, uma equipe do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) visitou o “Research and Innovation Observatory”, do Joint Research Centre (JRC), em Bruxelas, que faz parte do Institute for Prospective Technological Studies (IPTS). A missão foi financiada pelo Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil em ação aprovada na 8ª Convocatória do Projeto.

O principal objetivo da visita foi subsidiar a criação do Observatório Brasileiro de Pesquisa e Inovação, por meio da cooperação entre Ibict e o Joint Research Centre (JRC), e do intercâmbio de conhecimentos relacionados às políticas, conceitos e metodologias aplicadas ao Projeto do Research and Innovation Observatory (Project RIO).

Especificamente, a missão teve os seguintes objetivos:

1. Conhecer os métodos de trabalho; os produtos finais; o perfil profissional da equipe; e a estrutura administrativa do Research and Innovation Observatory, além de sua relação funcional com os órgãos da Comissão Europeia;

2. Discutir a possibilidade de realizar um treinamento interno com a equipe do Ibict a ser alocada ao Observatório brasileiro;

3. Identificar pontos de interesse comum e discutir possibilidades de cooperação entre o JRC e o Ibict para o desenvolvimento de Observatórios de Pesquisa e Inovação.

A equipe do Ibict foi inicialmente recebida por Xabier Goenaga, Chefe da Unidade JRC J6 (Innovation Systems Analysis), que deu as boas-vindas e apresentou resumidamente as atividades do projeto RIO. Após a reunião inicial, o vice-chefe da unidade Innovation Systems Analysis, Koen Jonkers, apresentou sua unidade e o funcionamento geral do Observatório.

???????????????????????????????Em seguida, a equipe do Ibict apresentou o Instituto, bem como sua função dentre as Unidades de Pesquisa do MCTI e seus principais produtos e serviços, com ênfase nos serviços de informação para cooperação internacional. Fez parte da apresentação também o estudo que originou a proposta deste Diálogo Setorial.

Ao longo dos três dias da missão, a equipe do Ibict pôde conhecer em detalhes o funcionamento do Observatório Europeu. Além de ter uma visão geral dos objetivos e dos vínculos institucionais deste Observatório, apresentados pelo vice-chefe da Unidade Innovation Systems Analysis, Koen Jonkers, houve a oportunidade de conhecer cada uma das áreas de atuação do observatório europeu, apresentadas pelos respectivos responsáveis, e conversar sobre os processos atinentes às atividades desenvolvidas.

Foi discutida a colaboração entre o IBICT e o JRC para troca de conhecimentos e experiências, com a finalidade de subsidiar o trabalho de criação de um observatório brasileiro.

Resultados e ações futuras

O Diálogo para Cooperação Brasil-União Europeia na área de Observatórios de Pesquisa e Inovação é uma ação que compreende apenas a missão realizada em novembro. Como resultado, haverá a consolidação da proposta para o Observatório de Pesquisa e Inovação no Brasil (nome provisório), que deverá reunir diversas instituições brasileiras mediante uma coordenação do IBICT.

O conhecimento da proposta e do funcionamento do Projeto RIO foi vital para definição clara dos propósitos do observatório brasileiro, assim como seu público-alvo e a configuração da equipe. Cabe apontar a boa recepção e apoio que a equipe do Ibict teve dos profissionais que integram o Projeto RIO do JRC, sobretudo de parte do vice-chefe da Unidade Innovation Systems Analysis, Koen Jonkers, e de Jana Zifciakova, Analista de Políticas.

De parte do Ibict há a expectativa de que a cooperação entre o Instituto e a JRC J6 possa ter continuidade após essa missão. Já no início de 2016, o Ibict planeja realizar um workshop em Brasília para apresentação da proposta do observatório brasileiro para os parceiros nacionais. Para este workshop se espera contar com a presença e participação de membros do Project RIO.

Como explica o Professor Paulo Egler, integrante da missão, “a cooperação entre o IBICT e o JRC sobre Observatórios de Pesquisa e Inovação é um excelente exemplo de como a cooperação internacional pode servir como alavancagem para projetos e atividades de desenvolvimento. Tendo em conta a experiência já adquirida pelo JRC na estruturação e implementação do seu Observatório de Pesquisa e Inovação (o Projeto RIO) o IBICT – e o País – poderão se beneficiar desta experiência para levar adiante sua proposta de observatório. Desta forma, na medida em que áreas e temas de interesse mútuo são identificados e que uma efetiva colaboração e troca de experiências e conhecimentos são desenvolvidos, os resultados de uma cooperação com estes contornos têm possibilidades concretas de se viabilizar como uma colaboração win win, onde ambos os lados se beneficiam e avançam”.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »