Mapa da Competência

Em geral, para uma instituição brasileira poder participar de um projeto financiado por fundos internacionais, a exemplo do Programa-Quadro da Comissão Europeia, é necessário que essa participação se dê mediante a associação com instituições de pesquisa ou empresas de base tecnológica do país de origem destes fundos.

Nesse contexto, uma das grandes dificuldades para a efetivação dessas parcerias é a falta de conhecimento sobre as competências e as áreas de atuação das instituições de pesquisa e das empresas brasileiras no exterior.

Com o objetivo de superar essa dificuldade, o Ibict está dando continuidade a uma base de dados que foi desenvolvida pelo Projeto BB.Bice (2007 a 2011), cujo objetivo é o cadastramento tanto das instituições de pesquisa brasileiras, como também das empresas que desenvolvem inovação. Esse cadastro não representa um trabalho exaustivo de coleta de informações sobre essas instituições e empresas, mas sim a reunião de um conjunto de dados que virão permitir uma instituição e/ou pesquisador no exterior ter o conhecimento sobre o que o País desenvolve em termos de P&D e encontrar/contatar quem, em nível institucional, tem essa capacidade.

É importante mencionar que esse cadastramento das instituições e empresas brasileiras permitirá a estruturação de uma base de dados bilíngüe (português e inglês) de natureza institucional que será estruturada tendo por referência os 10 temas e seus subtemas, de forma a facilitar o objetivo da cooperação internacional. É o entendimento do Ibict de que esta base poderá representar um material que irá facilitar o desenvolvimento de parcerias entre instituições de pesquisa e empresas estrangeiras e brasileiras (e também para outras regiões e países), contribuindo para uma maior cooperação em CT&I.

Acesse o Mapa da Competência clicando aqui.

Os comentrios esto fechados.