Pesquisadores do Ibict representam a instituição na Missão de Matchmaking da Low Carbon Business Action

abr 27 • Notícias • 2084 Views • Comentários desativados em Pesquisadores do Ibict representam a instituição na Missão de Matchmaking da Low Carbon Business Action

Os pesquisadores Márcio Canedo e Cristiana Silva, do projeto Enterprise Europe Network Brasil (EEN)*/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), representarão a instituição na Missão de Matchmaking e Rodadas de Negócios da Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA). O evento, que será realizado de 01 a 05 de maio, em Ribeirão Preto (SP), reunirá pesquisadores e profissionais de todo o país e do exterior.

A LCBA é uma iniciativa da União Europeia voltada para projetos de baixo uso de carbono no processo produtivo. “A partir do acordo de cooperação com a EEN, o Ibict tem se dedicado a projetos de ciência, tecnologia e inovação para a área de produção. Serão realizados quatro eventos na área em 2017, sendo este o primeiro deles, todos com participação da EEN Brasil”, explica Márcio Canedo.

A ação da EEN Brasil no evento será atuar na facilitação do contato entre empresas brasileiras e europeias nas seguintes rotas tecnológicas e potenciais comerciais para a realização de acordos de parcerias e negócios entre Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do Brasil e dos 28 Estados membros da UE: nutrição vegetal, nutrição animal, biotecnologia, fixação biológica de nitrogênio, plantio de florestas, áreas pecuárias, conservação do solo, tecnologias da indústria de maquinaria, agricultura de precisão, capacitação em agricultura de baixo carbono, consultoria, geoprocessamento e monitoramento e previsões de produtividade agrícola.

O evento tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e será realizado em linha com a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola de Ribeirão Preto. A feira é considerada a mais importante para a apresentação de novidades tecnológicas no setor, sendo um ponto de encontro entre os produtores rurais, profissionais e empresas que compõem a cadeia produtiva do agronegócio.

O Brasil é uma das grandes potências no comércio global do setor da agroindústria, respondendo por 7.3% de suas exportações. O setor representa 14% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. A cadeia produtiva do agronegócio alcança 28% deste total e emprega cerca de 18 milhões de pessoas. O setor absorveu algo em torno de 13% dos trabalhadores do país em 2012 e, na última década, triplicou suas contribuições ao PIB nacional.

* O que é a Enterprise Europe Network?

A Enterprise Europe Network (EEN) é uma plataforma online, criada pela Comissão Europeia em 2008, para auxiliar pequenas e médias empresas no acesso a informações sobre políticas e oportunidades de negócios, assistência em processos de transferência de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e inovação (P&D&I). São mais de 600 instituições em 64 países conectadas por um grande banco de dados, que reúne informações a respeito de empresas e mercado de cada país. No Brasil, é realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ibict e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Divisão de Relações Internacionais do Ibict, com informações do site do evento.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »