Semana da Europa no Brasil

abr 29 • Notícias • 1016 Views • Comentários desativados em Semana da Europa no Brasil

Concebida para exaltar a unidade do continente europeu – comemorada em 9 de maio, data que marca o Dia da Europa – e ao mesmo tempo destacar a diversidade de seus países-membros, a Semana da Europa expande suas atividades e oferece ampla programação em várias cidades do Brasil. Promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE), o evento chega a sua 11ª edição com o tema “Desenvolvimento e cidadania” e passará por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Manaus, Florianópolis, Natal, Aracaju e Belém, entre os dias 3 de maio e 30 de junho.

Neste ano, o Festival de Cinema Europeu – com filmes de temática associada à semana, sendo muitos deles inéditos – estará em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Manaus, Natal, Aracaju e Belém.

Já a programação musical contará com a participação de quatro músicos convidados, no Concerto Europeu que marcará a abertura oficial do evento em Brasília, no dia 5 de maio. Ainda na capital do país, a Semana da Europa promoverá, pela primeira vez, o Festival de Jazz Europeu, em 9 de maio, no Clube do Choro, com cinco apresentações de bandas e solistas vindos do Velho Continente.

O Concerto Europeu contemplará também as cidades de Curitiba, Vitória e Manaus. A capital paranaense contará com a participação novamente de Maximino Zumalave, regente espanhol e de Jitka Hosprová, violista tcheco. Este seguirá para Vitória, onde fará apresentação juntamente com Augusto Caruso e Lorena Espina, tenor e mezzosoprano austríacos, respectivamente. Em Manaus, os músicos convidados serão os italianos Angela Nisi (soprano) e Giuseppe Tommaso (tenor).

No Rio de Janeiro haverá exposição de livros de arte europeia doados pela UE e os estados membros, na Biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR). A capital paulista, por sua vez, promoverá seminário econômico-comercial organizado pela Eurocâmaras, na FIESP.

Serão quase dois meses de rica programação, que oferecerá ao público, além das atividades já citadas, corrida de rua, regata, performance de dança e exposição de pinturas. Todas, em sua maioria, com entrada franca.

Para saber mais, acesse o site da Semana da Europa: http://www.semanadaeuropa.org.br.

Sobre a data

A Semana da Europa é celebrada no Brasil desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente.

A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

A realização da Semana é da Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e do Instituto Goethe, Cultura Inglesa, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Fonte: Site da Semana.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »