Bolsas para pós-doutorado nas instituições vinculadas ao JRC na UE

out 9 • Notícias • 1575 Views • Comentários desativados em Bolsas para pós-doutorado nas instituições vinculadas ao JRC na UE

No âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Joint Research Centre (JRC) realizaram uma parceria com a finalidade de conceder bolsas de pós-doutorado – PDE nas instituições vinculadas ao JRC na União Europeia, por meio de submissão de propostas por fluxo contínuo. As bolsas oferecidas destinam-se a candidatos de nacionalidade brasileira, de desempenho e potencial acadêmico comprovado e que pretendam desenvolver seus projetos de pós-doutorado no JRC, atualmente nas seguintes áreas de pesquisa: Ciências Agrárias, Energia, Meio Ambiente, Biotecnologia, Nanotecnologia e Segurança da Informação. O período de inscrição é de 07 a 30 de outubro e a previsão de início das atividades é em junho de 2015.

A seleção dos candidatos seguirá os preceitos estabelecidos na RN-29/2012 quanto à documentação exigida e análise por consultor ad hoc.

Previamente à submissão da proposta, o candidato deve atender as orientações e exigências do JRC, além de obter carta de aceite. Tais informações e documentos devem ser obtidos a partir do contato com JRC-SELECTION-SWB@ec.europa.eu.

Requisitos e Condições para o Candidato:
a) possuir o título de doutor quando da implementação da bolsa;
b) dedicar-se integralmente às atividades programadas na instituição de destino;
c) não acumular a presente bolsa com outras bolsas concedidas com recursos do Tesouro Nacional;
d) para ex-bolsista de doutorado no exterior de agência nacional, observar o tempo mínimo de permanência no Brasil exigido pela agência. Se Servidor Público Federal deverá ser observado o disposto na Lei nº 8.112/90;
e) cumprir interstício mínimo de 3 (três) anos entre dois Pós-Doutorados no Exterior com bolsa do CNPq; e
f) ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil.

Sobre o JRC:
O Joint Research Centre (JRC) é o serviço interno de ciência da Comissão Europeia com a missão de proporcionar as políticas da UE o apoio técnico e científico independente ao longo de todo o ciclo de formulação e implementação. Seu trabalho tem um impacto direto na vida dos cidadãos, contribuindo com os resultados de pesquisa para um ambiente saudável e seguro, eficiência energética, mobilidade sustentável e saúde e segurança do consumidor. São mais de 50 anos de experiência em trabalho científico e de construção de conhecimento em sete institutos científicos, que contam com laboratórios especializados e instalações de pesquisa de excelência. Eles estão localizados na Bélgica (Bruxelas e Geel), Alemanha, Itália, Holanda e Espanha.

Para mais informações, acesse: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/uniao-europeia.

Confira chamadas do programa de cooperação clicando aqui.

Fonte: Com informações do Ciência sem Fronteiras e da União Europeia no Brasil.

Post Relacionados

Os comentários estão fechados.

« »