Consulta pública: dê a sua opinião sobre as ações do FP7

maio 6 • Notícias • 1127 Views • Comentários desativados em Consulta pública: dê a sua opinião sobre as ações do FP7

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre as ações realizadas no âmbito do FP7, o 7° Programa-Quadro da União Europeia para a investigação e inovação. O programa investiu cerca de 53 bilhões de euros em financiamento para o período 2007-2013. Os resultados da consulta irão fomentar a avaliação ex-post do FP7 efetuada por um grupo independente externo de especialistas de alto-nível.

A avaliação é um instrumento importante para avaliar as atividades desenvolvidas e o impacto mais amplo do FP7. Além disso, o objetivo é melhorar tanto a implementação do Horizon 2020, o atual programa de financiamento da União Européia para pesquisa e inovação, quanto o modelo dos futuros Programas-Quadro. A consulta coleta pontos de vista sobre a gestão global do FP7, o impacto das medidas de simplificação, e as realizações das atividades de suporte. Indivíduos, grupos ou organizações que tenham tido uma direta experiência com o FP7 ou apenas desejem dar suas opiniões são convidados a contribuírem até 22 de maio de 2015.

A consulta, bem como informações básicas, podem ser encontradas no site de consultas da Research & Innovation, como também na Your Voice in Europe, no site da Comissão Europeia.

Antecedentes

O FP7 foi o 7° Programo-Quadro da União Européia para investigação e inovação pelo período de 2007-2013. Atualmente, cerca de 50% dos projetos do FP7 ainda estão funcionando.

A avaliação do ex-post cobre as atividades dos programas de pesquisa do FP7, envolvendo quase 25.000 projetos de pesquisa e acordos de subsídios assinados nesses quatro programas específicos:

– Cooperação: representando 2/3 do FP7 do orçamento total, o objetivo do programa de Cooperação foi promover investigação colaborativa em toda a Europa e outros países parceiros, por meio de projetos de consórcios transnacionais da indústria e da academia;
– Capacidades: o objetivo do programa Capacidades foi fortalecer a pesquisa de capacidades na Europa (por exemplo: infraestrutura de pesquisa, apoio às PMEs, etc.);
– Ideias: o objetivo do programa Ideias foi apoiar a “pesquisa de fronteiras”, exclusivamente para a excelência da base científica. Foi implementado pelo Conselho Europeu de Pesquisa, uma das novidades introduzidas pelo FP7;
– Pessoas: o objetivo do programa People foi prover apoio à mobilidade do pesquisador e desenvolvimento da carreira, ações direcionadas ao pesquisador dentro e fora da União Europeia.

A decisão relativa à criação do FP7 estipula que uma avaliação externa deve ser realizada dois anos após a conclusão do programa, ou seja, em 2015. A avaliação ex-post do grupo especialista independente será concluída até o final de 2015.

Desde 1984, a Comissão Europeia financiou a pesquisa e a inovação por meio de Programas-Quadro. Até o presente, houve oito Programas-Quadro cobrindo períodos de cinco a sete anos, o mais recente sendo o Horizon 2020 para o período de 2014-2020.

Para obter mais informações, visite o site Research & Innovation.

Contatos para a imprensa: RTD-RESEARCH-PRESS@ec.europa.eu.

Link: http://ec.europa.eu/research/index.cfm?pg=newsalert&year=2015&na=na-230215.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »