CONFAP divulga editais do Programa Horizonte 2020

mar 21 • Notícias • 3616 Views • Comentários desativados em CONFAP divulga editais do Programa Horizonte 2020

Com o objetivo de colaborar para a promoção da cooperação na pesquisa e inovação entre o Brasil e a União Europeia, o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP) preparou orientações para a formulação de propostas de pesquisas em colaboração para candidatura ao Horizonte 2020.

O Horizonte 2020 (Horizon 2020) é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia. Há aproximadamente 80 bilhões de euros a serem aplicados no período de 2014 a 2020, além do investimento privado que estes recursos financeiros irão atrair. As estimativas são positivas para o programa, com previsão de mais avanços e descobertas em ciência, tecnologia e inovação, trazendo grandes ideias para o mundo.

Os pesquisadores elegíveis para financiamento pelas agências de fomento brasileiras (as Fundações de Apoio à Pesquisa, FAPs) podem utilizar os mecanismos normais de financiamento oferecidos por cada agência financiadora que tenha adotado as orientações de suporte à participação no H2020. O CONFAP oferece instruções para a participação no H2020 no seguinte link: http://confap.org.br/news/horizonte-2020.

Chamadas para a cooperação UE-Brasil fazem parte do documento do CONFAP, que pode ser acessado clicando aqui. Inúmeras outras chamadas estão disponíveis no Portal do Participante, em: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/home.html.

As chamadas cobrem o período de 2016-2017 e são divididas nas seguintes prioridades do Horizonte 2020: Excellent Science; Industrial Leadership; Societal Challenge e respectivos subprogramas.

Para questões técnicas relacionadas com o conteúdo das chamadas e de suporte de rede, entre em contato com: horizonte2020confap@gmail.com.

Fonte: Com informações do CONFAP

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »