BR-CRIS é tema de palestra no Ibict

jun 17 • Notícias • 4521 Views • Comentários desativados em BR-CRIS é tema de palestra no Ibict

Na manhã do dia 15 de junho, foi realizada uma palestra no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) sobre o Projeto BR-CRIS (Current Research Information System). A palestra faz parte do ciclo de apresentações quinzenais de projetos, ações e serviços do “Ibict às Quartas” e foi ministrada pelo professor Paulo Egler, coordenador de projetos no Instituto.

Current Research Information System é um ecossistema informacional que agrega informações sobre pesquisas correntes e passadas. Com esse procedimento, possibilita fazer cruzamentos entre as informações agregadas, de maneira a obter novas, de forma consolidada e com maior significância. O CRIS possibilita a obtenção de cenários sobre as pesquisas correntes e passadas, configurando-se como importante ferramenta de gestão.

Durante a palestra, o professor explicou sobre o funcionamento do CRIS e detalhou a importância do projeto para a sociedade brasileira. “Nós temos uma grande lacuna na área de ciência e tecnologia que é a ausência de informações que possibilitem à sociedade brasileira e aos tomadores de decisão da esfera governamental conhecerem os montantes e os resultados dos investimentos feitos em pesquisa e inovação no país”, reforçou Paulo Egler.

No âmbito do Brasil, o Ibict tem atuado no desenvolvimento do Projeto BR-CRIS, que tem por objetivo propor um modelo de infraestrutura tecnológica para um sistema CRIS brasileiro, agregando os sistemas de informação existentes e propondo novos, de forma a atender a todas as necessidades de informação do ecossistema, e descrever tanto o modelo para integração dos sistemas de informação que comporão o ecossistema (CRIS locais), quanto o CRIS Nacional, que se torna o nó integrador do ecossistema.

O BR-CRIS é um projeto em desenvolvimento no Ibict. Para sua implementação terá de interagir com outras instituições parceiras, na medida em que em um ecossistema informacional, assim como nos biológicos, os vários elementos envolvidos interagem entre si. Reforça-se que sistemas de informação atuais requerem integração com outros, de forma a criar grandes ecossistemas, provendo informações consolidadas e completas.

Treinamento sobre o CERIF e o DSpace CRIS 

O Ibict realizará uma videoconferência em julho para um treinamento sobre o CERIF (Common European Research Information Format) e o DSpace CRIS. A proposta é que a ação colabore para uma preparação para o treinamento com o euroCRIS (organização não governamental composta pelos sistemas CRIS dos países europeus), a ser realizado em setembro ou outubro de 2016 (data a ser confirmada).

Este treinamento, a ser realizado por especialistas europeus do euroCRIS, terá a duração de três dias. O primeiro dia será mais voltado a uma discussão com tomadores de decisão da esfera governamental da área de ciência, tecnologia e inovação, e terá por objetivo discutir a importância de sistemas de informação como o CRIS. Os outros dois dias de treinamento que estão previstos têm por motivo o fato de o segundo dia ser reservado para uma discussão sobre o CERIF, que vem a ser a estrutura de metadados usada pelo sistema CRIS; e o terceiro dia para uma demonstração do software DSpace CRIS, que é um open source próprio para sistemas CRIS.

Para mais informações escreva para cint.ibict@gmail.com.

Foto: Patrícia Osandón (DRI/Ibict)
Comunicação Social da DRI/Ibict

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »