Ibict celebra memorando de entendimento com o euroCris

jan 25 • Notícias • 1124 Views • Comentários desativados em Ibict celebra memorando de entendimento com o euroCris

Com a finalidade de estabelecer e promover uma parceria estratégica e colaborativa, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) firmou um Memorando de Entendimento com o euroCRIS.

euroCRIS é uma associação sem fins lucrativos com sede em Haia, na Holanda, que reúne especialistas em informações de pesquisa em geral e em sistemas de informação de pesquisa – CRIS, acrônimo em inglês de Current Research Information System. A organização tem mais de 200 membros, principalmente países pertencentes à União Europeia.

“É uma parceria muito importante porque, independente de muitas outras que temos na área internacional, essa vai lidar especialmente com um projeto, que é o BR-CRIS, que ampliará para o pesquisador e a pesquisa brasileira as possibilidades com relação à visibilidade e à cooperação com outros pesquisadores no mundo. Também nos colocará em um patamar onde estão as grandes nações que já têm um trabalho de pesquisa desenvolvido”, afirma Cecília Leite, diretora do Ibict.

Arjan Hogenaar, secretário do euroCRIS, declarou: “A parceria reforça a nossa opinião de que a Ecosystem Research não tem fronteiras geográficas ou nacionais e que, para atingir a interoperabilidade técnica perfeita entre sistemas diferentes, precisamos de cooperação cross-country em outros níveis para identificar soluções comuns para problemas comuns. euroCRIS está honrado por ter assinado esta colaboração com o Ibict e nós consideramos essa parceria como o início de uma nova era no mundo da informação sobre pesquisa e CERIF [Common European Research Information Format]”.

Um dos principais objetivos do euroCRIS é promover a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos entre as partes interessadas no domínio de informações sobre pesquisa, por meio de parcerias estratégicas com organizações internacionais na área. A associação também se dedica ao desenvolvimento e à implementação de sistemas de informação sobre pesquisa e sua interoperabilidade em nível institucional, nacional e internacional de alta qualidade, baseados no CERIF.

Ibict e euroCRIS compartilham a visão de atuar com infraestruturas de informação de pesquisa por meio da configuração e suporte dos Current Research Information Systems, permitindo o gerenciamento de informações sobre projetos de pesquisa e pesquisadores, bem como organizações e resultados de pesquisa. Os chamados Current Research Information Systems são a principal ferramenta na criação de uma visão geral de todos os dados relacionados à ciência, tecnologia e inovação, em nível federal ou estadual.

Inicialmente, Ibict e euroCRIS irão trabalhar juntos para:

* Promover a instalação de um sistema CRIS com ótima infraestrutura no Brasil;
* Promover a realização das boas políticas e práticas de informação de pesquisa, e, a esse respeito, colaborar para influenciar as políticas e os stakeholders responsáveis, tanto em nível nacional quanto internacional (por exemplo, a UE e a América Latina);
* Divulgar e comunicar atividades, ações e eventos.

Para atingir os objetivos da parceria, Ibict e euroCRIS planejaram várias ações em conjunto, entre elas:
* Formulação de políticas relacionadas com a concepção e implementação de sistemas CRIS (por exemplo, exemplos e boas práticas);
* Formulação de argumentos para os tomadores de decisão;
* Avaliação de novas opções de software que poderiam ser usados para implementar sistemas CRIS no Brasil;
* Implementação do DSpace-CRIS como uma das opções de software;
* Treinamento em CERIF e na criação de serviços CRIS baseados em CERIF;
* Realização de compatibilidade entre sistemas de informação; e
* Treinamentos gerais e campanhas de sensibilização sobre o significado e a importância dos sistemas CRIS.

Conheça o euroCris: http://www.eurocris.org. O memorando está disponível (em inglês) clicando aqui.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »