Editorial: Boletim eletrônico nº 01 da Divisão de Relações Internacionais do Ibict

jun 15 • Notícias • 1457 Views • Comentários desativados em Editorial: Boletim eletrônico nº 01 da Divisão de Relações Internacionais do Ibict

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) inaugura o boletim de sua página web de Cooperação Internacional (CINT). A proposta é que haja uma periodicidade mensal para a versão em português do boletim e a cada dois meses para a versão em inglês.

O boletim do CINT tem como objetivo servir de instrumento para promover uma maior pró-atividade para a página web da Cooperação Internacional do Instituto. Neste sentido, tem-se a compreensão de que por mais moderna e bem concebida que seja uma página web, coloca-se como fundamental que sua potencial comunidade de usuários – no nosso caso a comunidade científica, tecnológica e empresarial – seja mobilizada para conhecer e explorar as oportunidades e notícias veiculadas nesta página web.

Nesta primeira edição, o boletim traz matérias e entrevistas especiais sobre a temática “Mulheres na Ciência”. O boletim também contém notícias, publicações, vídeos e editais sobre a cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Um dos destaques da edição é o lançamento de um documentário sobre cooperação internacional CT&I, que é resultado de uma série de vídeos produzidos pela Divisão de Relações Internacionais do Ibict (DRI/Ibict) ao longo do ano 2015 com especialistas e autoridades da área sobre a cooperação realizada entre o Brasil e outros países, especialmente América Latina e Europa.

É importante, inclusive, apontar que a página CINT foi concebida com o explícito propósito de oferecer à comunidade de CT&I um serviço de divulgação, em um único local, sobre as atividades relacionadas à cooperação internacional em CT&I. Esta decisão teve por motivação o entendimento de que o Ibict, por ser um instituto cuja missão principal é desenvolver o ciclo da informação, compreende desde a coleta até a disseminação de informações, com especial atenção à integração de informações, à diminuição das desigualdades de acesso à informação por meio da tecnologia e à colaboração para o crescimento da produção científica nacional.

Isso também envolve a tarefa de fornecer à sociedade informações sobre a cooperação internacional em CT&I, que estão dispersas em diferentes páginas web, sobretudo das instituições de fomento à pesquisa e inovação, a exemplo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados da Federação Brasileira (FAPs). Ademais, a página web do CINT busca também disseminar oportunidades para cooperação internacional em CT&I que são divulgadas por países ou por organismos multilaterais, mediante trabalho de prospecção realizado em diferentes páginas web, a exemplo da página do Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.

O boletim do CINT é mais um produto que o Ibict oferece à comunidade de CT&I com o objetivo de facilitar o acesso às informações no domínio da cooperação internacional. Neste sentido e visando, sobretudo, ampliar e aprimorar este serviço, o Instituto muito apreciaria receber comentários e sugestões sobre como esta desempenhando seu trabalho. Igualmente solicita-se a colaboração para que venham a ser incluídos no radar de prospecção do Instituto fontes de informações que ainda não estão sendo cobertas pelo CINT.

Somente com a contribuição de todos os potenciais colaboradores será possível para o IBICT vir a cumprir eficientemente seu papel de prestador de serviços à comunidade científica, tecnológica e empresarial brasileira e, de forma mais ampliada, aos vários segmentos de sua sociedade.

Um grande abraço,
Cecília Leite
Diretora do Ibict

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »