CNI e empresários da Noruega assinam acordo para elevar comércio bilateral

nov 11 • Notícias • 235 Views • Comentários desativados em CNI e empresários da Noruega assinam acordo para elevar comércio bilateral

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e o presidente da Federação das Empresas Norueguesas (NHO), Tore Ulstein, firmaram nesta quinta-feira (30) memorando de entendimento para estabelecer uma relação mais próxima entre Brasil e Noruega. A proposta prevê o estímulo de ações conjuntas que promovam o fortalecimento e a expansão do comércio e dos laços econômicos, científicos e tecnológicos.

O acordo foi assinado diante da necessidade de incentivo e apoio às empresas brasileiras e norueguesas para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, além da consolidação de parcerias no exterior e a ampliação do comércio bilateral. A ideia é que o setor empresarial mantenha um diálogo regular e possa atuar na aproximação dos dois governos.

COMÉRCIO BILATERAL – Em 2013, as exportações brasileiras para a Noruega foram compostas, em sua maior parte, por produtos manufaturados, que representaram 66,1% do total. Os básicos (soja e café) ficaram em segundo lugar com 31,1% e os semimanufaturados em terceiro, com 2,8%.

Em 2013, a Noruega aparecia como o 45º parceiro comercial brasileiro, com participação de 0,45%. Entre 2009 e 2013, o intercâmbio comercial dos países cresceu 54%, passando de US$ 1,1 bilhão para US$ 1,7 bilhão, aumentando as exportações em 19,7% e as importações em 96,3%.

COMPROMISSO – Com a parceria firmada nesta quinta-feira, em Brasília, os países se comprometem a trocar experiências e informações relativas ao serviços prestados, assuntos econômicos e sobre setores industriais específicos em comum que sejam relevantes. O contato entre empresas do Brasil e Noruega deve ser facilitado mediante a realização e apoio às atividades – como simpósios, seminários, missões comerciais, entre outros – que promovam o comércio e os investimentos.

A assinatura do memorando de entendimentos também contou com a presença dos representantes das Câmaras de Comércio Brasil-Noruega no Rio de Janeiro, Camila Mendes Viana, em São Paulo, Knut Ovrebo, e na Noruega, Harald Martinsen.

Fonte: Portal da Indústria

Foto: Miguel Ângelo

Descrição da foto: O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e o presidente da Federação das Empresas Norueguesas (NHO), Tore Ulstei.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »