Divisão de Relações Internacionais do Ibict lança documentário sobre cooperação internacional em CT&I

jun 1 • Notícias • 1131 Views • Comentários desativados em Divisão de Relações Internacionais do Ibict lança documentário sobre cooperação internacional em CT&I

A Divisão de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (DRI/Ibict) anuncia o lançamento de um documentário sobre cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O documentário é resultado de uma série de vídeos produzidos pela DRI ao longo do ano 2015 com especialistas e autoridades da área de CT&I sobre a cooperação realizada entre o Brasil e outros países, especialmente América Latina e Europa.

O documentário traz entrevistas com Cecília Leite, diretora do Ibict; Glenda Mezarobba, diretora de Cooperação Institucional do CNPq; Paulo Mól, superintendente nacional do Instituto Euvaldo Lodi; Kim Christensen, embaixador da Dinamarca no Brasil; Sérgio Gargioni, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP); Piero Venturi, chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia no Brasil; Boris Svetogorsky, ministro da Embaixada do Uruguai; Juha Savolainen, Conselheiro da Embaixada da Finlândia no Brasil; Thomas Schröder, da Embaixada Alemã no Brasil; e Mikael Román, conselheiro técnico-científico da Embaixada da Suécia.

Nas entrevistas, os especialistas e autoridades detalham a cooperação em CT&I realizada entre o Brasil e os países que os entrevistados representam. Entre os assuntos de maior destaque no vídeo está o Programa Ciência sem Fronteiras, que disponibiliza bolsas para a promoção de intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Outro assunto de destaque é o trabalho realizado pela DRI, que tem como principais produtos o site Cint e o Mapa da Competência. O site Cint, que está disponível no endereço http://cint.ibict.br, também pode ser acessado no portal do Ibict: http://www.ibict.br. O espaço disponibiliza oportunidades, programas, eventos e estudos relacionados às atividades de cooperação internacional existentes no contexto dos acordos bilaterais e multilaterais assinados pelo governo brasileiro, bem como por entidades governamentais, não governamentais e privadas de apoio à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em nível nacional e internacional.

O Mapa da Competência, por sua vez, tem como objetivo o cadastramento tanto das instituições de pesquisa brasileiras, como também das empresas que desenvolvem inovação. O Mapa pode ser acessado no endereço http://mapa.cint.ibict.br.

O documentário está disponível no Youtube, com legendas em inglês/português. Para acessá-lo, clique aqui.

Comunicação Social da DRI/Ibict

Post Relacionados

Os comentários estão fechados.

« »