Horizonte 2020: Seleção de editais que podem ser de interesse para pesquisadores brasileiros

out 18 • Notícias • 1161 Views • Comentários desativados em Horizonte 2020: Seleção de editais que podem ser de interesse para pesquisadores brasileiros

Para encorajar a participação de pesquisadores brasileiros em chamadas do programa Horizonte 2020, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) listou chamadas que podem promover a cooperação entre a União Europeia e o Brasil.

As chamadas abrangem os anos 2016 e 2017 e foram divididas de acordo com as prioridades do Horizonte 2020: Excellent Science (Excelência Científica), Industrial Leadership (Liderança Industrial), Societal Challenge (Desafios Sociais), e respectivos subprogramas.

Para os problemas técnicos relacionados aos conteúdos de chamadas e para apoio à formação de parcerias, entrar em contato com: horizonte2020confap@gmail.com.

Mecanismos de cofinanciamento vigentes no Brasil

Diferentes projetos de financiamento estão sendo organizados pelas Fundações de Pesquisa de cada estado para financiar a participação brasileira em projetos de colaboração do Horizonte 2020.

O primeiro projeto foi estabelecido pela Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em 2015. Em seguida, o Conselho Nacional de Fundações de Pesquisa conduziu esforços conjuntos entre as outras fundações de pesquisa nos estados do Brasil para, assim, outras seguirem o exemplo da FAPESP.

Como resultado, os projetos de cofinanciamento para pesquisadores brasileiros estão disponíveis nos seguintes estados e fundações:

* Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP
* Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina- FAPESC
* Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG
* Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG
* Fundação de amparo à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF
* Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES
* Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP

Fonte: Euraxess Links Brazil

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »