IBICT lança portal de Cooperação Internacional

ago 26 • Notícias • 1145 Views • Comentários desativados em IBICT lança portal de Cooperação Internacional

O Portal do Sistema de Informação para Cooperação Internacional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (CINT/IBICT) foi lançado em agosto. O objetivo do serviço é oferecer à comunidade científica, tecnológica e empresarial informações organizadas relativas às políticas, programas, oportunidades, mecanismos de apoio, eventos e estudos relacionados às atividades de cooperação internacional existentes no contexto dos acordos bilaterais e multilaterais assinados pelo governo brasileiro, bem como por entidades governamentais, não governamentais e privadas de apoio à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em nível nacional e internacional, a exemplo de fundações, agências e fundos.

Segundo Paulo Egler, Coordenador de Projetos do IBICT, a concepção do Portal surgiu a partir das experiências adquiridas com o Projeto do Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a União Européia (B.Bice), que identificou uma grande lacuna na divulgação de informações da área de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e, de uma maneira geral, de questões de cooperação internacional. “Acreditamos que haja uma grande demanda por esse tipo de informação em nosso País e o IBICT, por ser um órgão de divulgação científica e tecnológica, tem os requisitos necessários para prestar esse tipo de serviço à comunidade em geral”.

Entre as novidades destacadas por Egler estão a criação de um boletim mensal, que será enviado para um amplo mailing list da Divisão de Relações Internacionais do Instituto, e também a criação de uma parceria com diversos organismos nacionais e internacionais, que serão chamados para contribuir com informações da área no Portal.

O Portal conta com uma seção de notícias sobre cooperação internacional, vídeos, eventos, publicações e clipping de matérias relacionadas ao assunto. Além das informações sobre a temática da cooperação internacional em CT&I, estarão disponíveis também dois hot sites de prestação de serviços. O primeiro é o Mapa da Competência e o segundo o Balcão de Negócios.

O Mapa da Competência é uma base de dados bilíngue (português e inglês) com informações sobre as áreas de atuação de instituições de pesquisa brasileiras, como também de empresas que desenvolvem inovação. O Balcão de Negócios (também bilíngue) é um hot site no qual instituições brasileiras podem “anunciar” os seus interesses específicos para participação nos editais e apresentação de propostas ao Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia (Horizon 2020 – 2014/2010). A mesma estratégia funciona para instituições estrangeiras em busca de parcerias brasileiras.

O Portal está disponível em http://cint.ibict.br.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »