Mapa da Competência recebe cadastro de instituições de CT&I

ago 27 • Notícias • 332 Views • Comentários desativados em Mapa da Competência recebe cadastro de instituições de CT&I

Em geral, para uma instituição brasileira poder participar de um projeto financiado por fundos internacionais, a exemplo do Programa-Quadro da Comissão Europeia, é necessário que essa participação se dê mediante a associação com instituições de pesquisa ou empresas de base tecnológica do país de origem destes fundos.

Nesse contexto, uma das grandes dificuldades para a efetivação dessas parcerias é a falta de conhecimento sobre as competências e as áreas de atuação das instituições de pesquisa e das empresas brasileiras no exterior.

Com o objetivo de superar essa dificuldade, o IBICT está dando continuidade a uma base de dados que foi desenvolvida pelo Projeto BB.Bice (2007 a 2011), cujo objetivo é o cadastramento tanto das instituições de pesquisa brasileiras, como também das empresas que desenvolvem inovação. Esse cadastro não representa um trabalho exaustivo de coleta de informações sobre essas instituições e empresas, mas sim a reunião de um conjunto de dados que virão permitir uma instituição e/ou pesquisador no exterior ter o conhecimento sobre o que o País desenvolve em termos de P&D e encontrar/contatar quem, em nível institucional, tem essa capacidade.

É importante mencionar que esse cadastramento das instituições e empresas brasileiras permite a estruturação de uma base de dados bilíngüe (português e inglês) de natureza institucional que é estruturada tendo por referência os 10 temas e seus subtemas, de forma a facilitar o objetivo da cooperação internacional. É o entendimento do IBICT de que esta base poderá representar um material que irá facilitar o desenvolvimento de parcerias entre instituições de pesquisa e empresas estrangeiras e brasileiras (e também para outras regiões e países), contribuindo para uma maior cooperação em CT&I.

Com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento desse trabalho de coleta das informações sobre as instituições de pesquisa e empresas brasileiras que realizam P&D é que solicita a colaboração das instituições brasileiras de CT&I para o preenchimento dos formulários do Mapa, que deverão ser enviados para o seguinte endereço eletrônico: cint@ibict.br. Para dúvidas e informações adicionais o mesmo e-mail encontra-se disponível.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »