Ibict assina Memorando de Entendimento com a ASSESPRO-PR para a internacionalização empresarial

set 14 • Notícias • 1140 Views • Comentários desativados em Ibict assina Memorando de Entendimento com a ASSESPRO-PR para a internacionalização empresarial

No início de setembro, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Estado do Paraná (ASSESPRO-PR) assinaram um Memorando de Entendimento. O objetivo do Memorando, firmado no âmbito da Enterprise Europe Network Brasil (EEN Brasil), é estabelecer uma cooperação estratégica e colaborativa entre as duas instituições.

“O Memorando de Entendimento com a ASSESPRO-PR é muito importante porque significa que o trabalho realizado pela EEN Brasil vem tendo visibilidade e resultados. Esperamos que o trabalho com o ASSESPRO-PR possibilite efetivamente resultados de qualidade com todo esse trabalho que a gente vem fazendo junto com a CNI e o SENAI. É uma cooperação fundamental para o Ibict, pois contribui para a internacionalização das empresas brasileiras junto ao mercado”, afirma Cecília Leite, diretora do Ibict.

“Temos como expectativas futuras melhorar o posicionamento e a agregação de valor econômico nas TICs [Tecnologias da Informação e Comunicação] e a melhor integração com os demais setores produtivos por meio da ampliação e aprofundamento de conteúdo tecnológico e novas tecnologias”, explica o presidente da ASSESPRO-PR, Sandro Molés da Silva.

Além disso, o presidente afirma que o memorando “é positivo para articular o setor de TICs, aproximando-o do consórcio brasileiro da EEN, procurando ampliar a quantidade de empresas internacionalizadas, mobilizar a base empresarial e oferecer suporte ao desenvolvimento econômico e tecnológico e setorial no Paraná e no Brasil. E, ainda, ampliar a participação setorial de projetos submetidos a editais europeus no Paraná e Brasil, a exemplo do Horizon 2020”.

Sobre a EEN

A EEN é uma plataforma online, criada pela Comissão Europeia em 2008, para auxiliar pequenas e médias empresas no acesso a informações sobre políticas e oportunidades de negócios, assistência em processos de transferência de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e inovação (P&D&I).
São cerca de 600 instituições em mais de 60 países conectadas por um grande banco de dados, que reúne informações a respeito de empresas e mercado de cada país. O papel do Ibict no consórcio EEN é disseminar informação para a comunidade brasileira de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, divulgando e promovendo oportunidades de cooperação internacional.

A ASSESPRO-PR é uma Entidade sem fins lucrativos, regida por seus Estatutos Sociais, criada com o intuito de representar de forma distinta e empreendedora, empresas privadas nacionais produtoras e desenvolvedoras de software, serviços de tecnologia da informação, telecomunicações e internet. Sua missão é congregar, integrar e representar as empresas de Tecnologia da Informação, promovendo e disseminando o conhecimento e o desenvolvimento da comunidade empresarial, objetivando incentivar, fortalecer, consolidar e aumentar a competitividade do setor, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do País.
Atualmente, o Ibict é, juntamente com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), um dos sócios no consórcio brasileiro da Enterprise Europe Network.

Para saber mais sobre a EEN Brasil, acesse: http://www.eenbrasil.org

Fonte: Divisão de Relações Internacionais do Ibict

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »