Brasil e UE discutem parceria para formatar observatório nacional em biotecnologia

set 10 • Notícias • 1171 Views • Comentários desativados em Brasil e UE discutem parceria para formatar observatório nacional em biotecnologia

Brasil e União Europeia começaram as conversas para a criação do Observatório de Inovação em Biotecnologia no País. A nova estrutura adotaria os mesmos moldes do Observatório de Bioeconomia da UE e teria interação com ela. A iniciativa teve como objetivos prospectar oportunidades de desenvolvimento tecnológico em biotecnologia no Brasil, mapear, desafiar e avaliar o potencial mercadológico de tecnologias e identificar gargalos e soluções para minimizar os riscos associados à inovação na área.

O encontro entre representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Delegação da UE aconteceu na última segunda-feira (8). Durante a conversa, foram apresentados dados, programas e estruturas do sistema de ciência, tecnologia e inovação de ambas as partes. Há um interesse comum de Brasil e União Europeia de promover o intercâmbio de informações e de experiências. Além disso, há uma tentativa de se construir um plano de ação conjunto.

“Esta é a primeira visita para que possamos conhecer o funcionamento do Observatório deles e adaptar essa experiência para a realidade brasileira”, explicou o diretor de Políticas e Programas Temáticos do MCTI, Oswaldo Leal Moraes. “O Observatório planejará e acompanhará tudo o que ocorrer em termos de biotecnologia e bioeconomia, um setor que faz parte do plano de ação estratégica do Brasil e que representará um salto tecnológico com mais impacto do que foi a transição do sistema analógico para o digital”, destacou.

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI

Foto: Do site Freeimages (S W Yang)

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »