Edital da Finep visa aumentar competitividade de empresas do Brasil e da Espanha

out 7 • Notícias • 990 Views • Comentários desativados em Edital da Finep visa aumentar competitividade de empresas do Brasil e da Espanha

Lançado no dia 1/10 pela Finep e pelo Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), órgão do governo espanhol, o primeiro edital conjunto para financiar projetos de inovação tecnológica entre empresas brasileiras e espanholas tem como principal objetivo promover a parceria entre os dois países para alavancar a competitividade das nações a nível mundial. “Esta chamada pública tem dois pilares cruciais, que são a promoção da inovação e o trabalho em conjunto no enfrentamento de desafios da economia global”, afirmou o presidente da Finep, Luis Fernandes.

A semelhança entre Finep e CDTI também foi destacada por Fernandes. “É muito difícil encontrar no mundo instituições que trabalhem com a grande quantidade de instrumentos de financiamento que operamos. Isso nos permite apoiar toda a cadeia da inovação”, concluiu. Para o diretor-geral do CDTI, Francisco Marín Perez, o futuro do Brasil e da Espanha passa pelo fato de as empresas serem mais competitivas. “É vital termos uma política de aproximação, porque quanto mais você se mistura, mais você melhora. Se se isolar, não vai evoluir. A cooperação está na chave de desenvolvimento das nossas empresas”, disse Marín.

A chamada pública, voltada para projetos cooperativos em P, D & I industrial, tem como principal objetivo apoiar empresas brasileiras e espanholas no desenvolvimento de projetos para impulsionar a inovação de seus produtos, visando o mercado mundial. O edital está aberto a projetos de todos os setores de atividades econômicas e qualquer tecnologia de base. O edital tem duas fases: a primeira irá até 30 de junho de 2016 e consiste no envio das propostas. Depois de uma avaliação conjunta, as empresas líderes selecionadas de cada país devem apresentar seu pedido de financiamento para a respectiva agência.

Na segunda fase, Finep e CDTI avaliarão separadamente os projetos recebidos, de acordo com os critérios utilizados usualmente por cada agência, incluindo suas próprias políticas operacionais e respectivas leis e regulamentos nacionais. As propostas devem ser enviadas em português e em inglês para a Finep, e em espanhol e em inglês para o CTDI. Para participar, as empresas precisam cumprir requisitos como: dentre os participantes, deve haver pelo menos uma empresa brasileira e uma espanhola; a solução proposta pelo projeto deve ser altamente inovadora e demonstrar um potencial significativo de aplicação comercial; é necessária a contribuição e participação mínima de 30% por cada participante dos países.

O apoio financeiro vai se dar por meio dos Fundos Nacionais do Brasil e da Espanha, conforme suas disponibilidades e conformidade com as legislações vigentes de cada país. A Finep oferecerá recursos reembolsáveis (crédito), sob as diretrizes da Política Operacional 2012/15, e o CDTI poderá financiar até 85% do projeto, sendo que 30% com recursos não reembolsáveis (subvenção econômica ou grants) e o restante em crédito. O edital será publicado no site da Finep no dia 14 de outubro, em consonância com o lançamento do edital na Espanha.

Durante o evento, empresas brasileiras e espanholas de diversos setores apresentaram cases de sucesso e trocaram experiências em busca de futuras parcerias. Saiba mais sobre a iniciativa e sobre a parceria histórica entre a financiadora e o CDTI.

Fonte: Finep

Foto: César Coelho/Finep

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »