LEADERSHIP survey: Perspectivas da América Latina para a cooperação em P&I no H2020

dez 11 • Notícias • 266 Views • Comentários desativados em LEADERSHIP survey: Perspectivas da América Latina para a cooperação em P&I no H2020

Os respondentes da pesquisa realizada pelo programa Leadership com o objetivo de identificar as prioridades em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a cooperação entre União Europeia e América Latina e Caribe (UE-ALC) foram perguntados sobre as perspectivas futuras para participação em projetos de Pesquisa e Inovação (P&I) financiados pelo programa Horizonte 2020. Cerca de 50% dos entrevistados responderam que estão pensando em participar do programa, especialmente na Colômbia e Argentina (55%), seguidos pelo Chile (50%).

Outro tópico perguntado na pesquisa realizada pelo Leadership abordava qual é área dentro do programa Horizonte 2020 que os entrevistados pretendem participar. Entre os respondentes da pesquisa, 27% mencionaram Futuro da Internet, sendo na maior parte desenvolvimento de software, redes inteligentes e arquiteturas de internet inovadoras; seguindo-se por energia segura, limpa e eficiente (19%), incluindo cidades inteligentes; tecnologias de conteúdo e gerenciamento de informações (17%), na maior parte tecnologias para a aprendizagem e ensino e big data; e Saúde, alterações demográficas e bem-estar (15%).

Barreiras para a participação da América Latina e Caribe em programas de cooperação em P&I com a Europa

Para saber as barreiras de ingresso percebidas para o ingresso no programa Horizon 2020, os entrevistados da pesquisa promovida pelo projeto Leadership foram convidados a escolher as três principais barreiras/obstáculos para participar de projetos de P&I de cooperação com a Europa a partir de uma lista de múltipla escolha.

Segundo a percepção dos entrevistados, os principais obstáculos estão associados à falta de acesso a informações relevantes sobre os programas da UE (15% das respostas). Em seguida vem a dificuldade de acesso ao financiamento para os participantes da América Latina e Caribe (ALC) (14%) e falta de experiência em participar em projetos da União Europeia (12%).

Em outra pergunta, os entrevistados foram solicitados a classificar (a partir de 1 – não relevante, até 4 – muito relevante) a importância das ações empreendidas pelo projeto Leadership para reforçar a cooperação UE-ALC em TICs e P&I. As três medidas de aprimoramento de topo estão em facilitar o acesso a informações essenciais sobre o programa Horizonte 2020 e as chamadas (3,49), as atividades de rede para encontrar parceiros (3,45), e o engajamento dos países da ALC para financiar P&I em cooperação com a Europa (3,44).

Fonte: Projeto Leadership

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »