Política energética é tema de missão brasileira à Europa e seminário internacional em Brasília

jun 9 • Notícias • 706 Views • Comentários desativados em Política energética é tema de missão brasileira à Europa e seminário internacional em Brasília

O diálogo sobre biocombustíveis entre o Brasil e a União Europeia foi tema de uma ação que envolveu uma missão brasileira à Europa e um evento no Brasil para apresentação dos resultados do trabalho. A missão ocorreu entre os dias 27 e 31 de outubro e teve a participação de três especialistas brasileiros, que fizeram visitas técnicas a instituições que realizam pesquisas e atuam nas áreas de biocombustíveis e de energia renovável. No dia 9 de novembro, em Brasília (DF), foram apresentados os resultados da missão durante um seminário.

A delegação brasileira que esteve na Inglaterra, na Holanda e na Dinamarca foi formada por Eduardo Soriano Lousada e Gustavo de Lima Ramos, ambos da Coordenação-Geral de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e pelo perito Paulo Anselmo Ziani Suarez, da Universidade de Brasília (UnB).

Na Inglaterra, os brasileiros realizaram visitas técnicas e participaram de reuniões na Astor University of Birmingham e na University of York. Na Holanda, em Petten, a delegação esteve no Joint Research Centre (JRC) e no Energy Centre of the Netherlands (ECN). Na Dinamarca, em Copenhague, os técnicos se reuniram com o Escritório Central da DONG Energy; e em Kalundborg, estiveram na Inbicon (DONG Energy) Biochemical Conversion of Lignocellulosics into Ethanol.

Seminário

A ação também incluiu a realização de um seminário sobre política energética no auditório do MDIC com a presença de cerca de 40 pessoas do governo, de instituições de ensino e pesquisa e do setor industrial. Foram promovidas palestras de representantes do governo, de instituições de pesquisa, de empresas e de consultores independentes que apresentaram os estudos realizados durante a ação apoiada pelo Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE – Brasil e debateram o tema.

A mesa de abertura foi formada pelo diretor do Departamento de Competitividade Industrial do MDCI, Alexandre Comin; da diretora-substituta do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, Luciana Dinah Ribeiro Helou; e do coordenador-substituto de Ações de Desenvolvimento Energético do MCTI, Gustavo de Lima Ramos.

As apresentações técnicas do seminário foram feitas pelos participantes da missão à Europa do MCTI, pelos peritos contratados pelo Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE – Brasil para ação, e por representantes da GIZ (agência alemã da área de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável), da Unesco e da Embrapa.

Fonte: Site do Diálogos Setoriais

Foto: Do site freeimages.com.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »