6ª edição do Concurso de Monografias da União Europeia

nov 17 • Notícias • 1390 Views • Comentários desativados em 6ª edição do Concurso de Monografias da União Europeia

A Delegação da União Europeia no Brasil lançou a 6ª edição do Concurso de Monografias da União Europeia. O Concurso selecionará seis monografias sobre a União Europeia (tema livre), sendo três na categoria de graduação e três na de pós-graduação. Os vencedores em cada uma das categorias receberão uma viagem a Bruxelas, para visita às instituições da União Europeia. Os (as) autores(as) dos seis trabalhos escolhidos serão convidados(as) a virem para Brasília, em maio de 2016, para um evento especial.

Podem participar do Concurso de Monografias sobre a União Europeia estudantes universitários brasileiros e estrangeiros matriculados em universidades/faculdades brasileiras, ou Instituições Brasileiras de Ensino Superior, que apresentarem trabalhos acadêmicos sobre a União Europeia, nas suas diversas áreas.

A Comissão Julgadora será composta por equipe selecionada pela Delegação da União Europeia no Brasil.

Serão considerados:
* Trabalhos de cunho teórico e/ou prático que levem ao desenvolvimento do pensar crítico;
* Trabalhos que apresentem aspectos inovadores no tratamento das questões ligadas ao tema;
* Trabalhos que analisem os processos políticos, sociais, econômicos, culturais, ambientais ou tecnológicos, ligados ao tema.

Sugestões de tema: 1) A Parceria Estratégica União Europeia – Brasil: prioridades em comum; 2) Meio-Ambiente e desenvolvimento sustentável; 3) A luta pelos direitos humanos; 4) Apoio ao multilateralismo, paz e segurança internacional; 5) Políticas sociais; 6) A reforma institucional da União Europeia; 7) O alargamento da União Europeia; 8) O Euro e a cooperação econômica na União Europeia; 9) A política da UE na América Latina; 10) A cooperação e ajuda ao desenvolvimento da UE no exterior; entre outros temas relacionados à União Europeia de sua própria escolha.
A inscrição para o Concurso de Monografias consiste na entrega da monografia até o dia 31 de março de 2016, pelo e-mail: delegation-brazil-doc@eeas.europa.eu.

Os seis trabalhos selecionados serão analisados pela Comissão Julgadora que definirá, em plenária, os dois trabalhos premiados (um em cada categoria) e os quatro trabalhos que receberão menção honrosa (dois em cada categoria).

O regulamento completo do Concurso pode ser encontrado no site da Delegação da União Europeia no Brasil: http://eeas.europa.eu/delegations/brazil/index_en.htm.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »