Mapa de dados da rodovia.Repórter da Agência de Notícias da China Wei Liang
Quem deve pagar pela estrada com pedágio?
China News Weekly Reporter/He Bin
Este artigo foi publicado pela primeira vez na 885ª edição do "China News Weekly"
Após um mês -a solicitação pública, os "regulamentos de gerenciamento de rodovias (rascunho revisado)" podem ser aprovados sem problemas, o que parece ser o maior suspense.
Há três anos, os regulamentos foram solicitados publicamente, mas eles não conseguiram introduzi -lo. .Para as pessoas, o custo das viagens rodoviárias é aumentado ou diminuído, e é um processo de consideração cuidadosa.
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No entanto, é previsível que a escala da construção de rodovias da China, que se orgulhe do desenvolvimento de alta velocidade há 30 anos, a reduza gradualmente. A aprovação se tornará cada vez mais difícil.
No jogo de dilema do financiamento e planejamento geral, as tentações da opinião pública dos formuladores de políticas estão se tornando cada vez mais cuidadosos.
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Revisão de dois tempos
Os atuais "regulamentos sobre gerenciamento de rodovias Toll" (referidos como "regulamentos") foram formulados em 2004.Nos últimos anos, com a reforma do sistema fiscal e tributário nacional, sistema de investimento e financiamento, etc., o modelo de financiamento do "reparo de empréstimos, cobrança de empréstimos" não é mais aplicável
O Ministério dos Transportes proposto nas instruções do projeto do projeto do projeto revisado.Além disso, os atuais "regulamentos" não são adaptados aos novos requisitos do sistema de governança de rede rodoviária e capacidades de governança.
Em 2015, pela implementação oficial do novo algoritmo de orçamento, o Ministério dos Transportes organizou uma revisão abrangente dos regulamentos e formou uma revisão do documento para o Conselho de Estado.No entanto, por várias razões, os novos regulamentos revisados não foram introduzidos.
"A revisão dos" regulamentos "é um grande evento na indústria. Espero formar um sistema relativamente completo. A qualidade e a eficiência das estradas de pedágio serão melhoradas através da revisão, custos e pedágios são reduzidos e as estradas de pedágio estão relacionadas a A subsídio do povo. continuou a mudar.
Diferente do "Fighting Single" de 2015, essa solicitação pública de comentários, além dos projetos de alterações aos "regulamentos de gerenciamento de rodovias", também inclui a "alteração da lei de rodovias (rascunho)" e os recém -redigidos "regulamentos rurais rurais ( Rascunho para solicitação de opiniões) ", forme em conjunto um sistema relativamente completo.
Entre eles, a "emenda à lei rodoviária (rascunho)" propõe o conceito de "dois sistemas de rodovias", ou seja, o desenvolvimento futuro de rodovias adere a estradas não -Toll e desenvolvendo as estradas de pedágio adequadamente.O objetivo final desse conceito é adotar o método de "coleta de impostos" e "cobrança", levar em consideração e proteger os direitos e interesses de diferentes grupos de rodovias e fornecer ao público serviços de tráfego rodoviário diferenciado livremente selecionados.
De acordo com os "regulamentos sobre o gerenciamento de rodovias", revisados desta vez, no futuro, estradas não -tolo que representam cerca de 97%da milhagem total da rodovia são o corpo principal, percebendo o acesso nacional e o público em geral O orçamento garante sua construção, manutenção, gerenciamento e expansão e outros fundos.A estrada de pedágio, que representa cerca de 3%da quilometragem total da rodovia, é complementada por rodovias de alta velocidade.
Embora no site do Ministério dos Transportes, os resultados da solicitação pública de solicitação pública em 2015 não tenham sido divulgados, os projetos de emendas que são solicitados publicamente duas vezes ainda podem ser vistos em algumas mudanças e pontos de controvérsia.
No projeto de emenda de 2015, o limite para novas estradas de pedágio está situado acima da estrada secundária, estipulando que não pode cobrar por estradas novas (incluindo estradas secundárias) e fazer a transição gradualmente para o objetivo final de apenas cargas rodoviárias .O rascunho revisado desta vez está em vigor diretamente no cenário limite.
Nesse sentido, Xu Li explicou que a rodovia é uma estrada fechada, o custo de cobrança é relativamente baixo e a tendência futura não é incentivada a incentivar estações de nível aberto a estabelecer estações de pedágio em rodovias secundárias, e as rodovias comuns têm público Características de serviço.
Isso também traz novos problemas.
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No projeto da emenda dos regulamentos, outra disposição bloqueou essa possibilidade de que "as províncias que não possam atender à demanda por despesas com juros e gerenciamento de manutenção da dívida para a receita das taxas de tráfego de veículos não sejam uma nova rodovia de cobrança".Como diz o ditado, "se você deseja cultivar a estrada primeiro", as áreas fracas fiscais que bloqueiam o sonho de reparo da estrada têm as condições importantes do desenvolvimento econômico do tráfego rodoviário.
Xu Li acredita que, após mais de trinta anos de desenvolvimento na construção de rodovias da China, atualmente, algumas regiões ocidentais economicamente subdesenvolvidas construíram uma rede de rodovias relativamente completa. Porque eles não têm dinheiro para manter.
Xu Li disse que, atualmente, a principal direção dos riscos de dívidas pagos e estritamente controlados pelo usuário no esboço alterado no setor atingiu um acordo. Gerenciamento operacional da agência governamental?As estradas pagas de empréstimos do governo e as estradas de pedágio operacional são gerenciadas pela administração unificada do governo?Como julgar a escala da dívida quando a aprovação de novas rodovias?Os usuários devem pagar por um período.
De acordo com o conteúdo revisado, o período de reembolso da dívida (período de operação) de cobrança e período de manutenção será estabelecido para determinar razoavelmente o padrão de cobrança, o período de reembolso da dívida e o período dos negócios.
Isso também significa que as cobranças da rodovia continuarão.
Preocupação da dívida
De acordo com os "regulamentos de gerenciamento de rodovias" implementados oficialmente em novembro de 2004, as estradas com pedágio não são apenas rodovias, mas também incluem algumas rodovias de primeiro nível, rodovias de segundo nível e pontes e túneis.De acordo com as diferenças nas entidades de construção e negócios, é dividida em estradas pagas de empréstimos do governo e estradas operacionais.
Entre eles, as estradas pagas de empréstimos do governo do nível do município no nível do condado ou acima dos governos da população local usam empréstimos ou constroem uma gestão unificada, empréstimo unificado e pagamento unificado para empresas e indivíduos. .
As estradas de pedágio operacional escolhem investidores por meio de lances abertos à sociedade e à construção, operação e gerenciamento de pessoas jurídicas da empresa rodoviária estabelecidas de acordo com a lei.De acordo com o princípio da recuperação de investimentos e retornos razoáveis, o período comercial mais longo não deve exceder 25 anos.O período de acusações de rodovias operacionais nas províncias centrais e ocidentais, regiões autônomas e municípios determinadas pelo Estado não deve exceder 30 anos.
No entanto, com a expiração do período de carregamento da rodovia, a situação embaraçosa ocorreu e algumas estradas de pedágio ainda não podem pagar dívidas.Continua a cobrar ou o governo está assumindo o controle da dívida?Parece que não importa qual caminho escolha, o governo é insuportável.
Desde 2013, o Ministério dos Transportes emitiu o "Boletim de Estatísticas da Rodovia Nacional" todos os anos.De acordo com as "estatísticas nacionais de rodovias de pedágio de 2017", no final de 2017, o saldo da dívida com pedágio da China foi de 5284,35 bilhões de yuans, um aumento de 42,888 bilhões de yuan no final do ano anterior.No ano, a receita de estradas de pedágio da China foi de 51,30 bilhões de yuans, as despesas foram de 915,67 bilhões de yuan, e a diferença de receita e despesa foi de 402,65 bilhões de yuan.
Mesmo assim, a construção de estradas em vários lugares não tem sinal de desaceleração."Na China, o reparo da estrada recebeu muitas outras funções, como a condução de investimentos, e até se tornando uma comparação política, não apenas um comportamento econômico". "Disse:" Portanto, os departamentos relevantes querem usar indicadores econômicos como o padrão do período para calcular claramente essa conta, como é possível? "
"É inegável que algumas províncias têm fatores como construção de estradas de alta velocidade, que tornam a escala da dívida cada vez mais. Por causa disso, esse rascunho revisado será controlado como um dos objetivos importantes. O modelo de gerenciamento operacional existente tem sido pequeno.
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O primeiro é um investimento fiscal insuficiente
De acordo com as "estatísticas nacionais de rodovias nacionais de 2017", em 2017, o gasto total de pedágio do país foi de 915,67 bilhões de yuan.Entre eles, o principal reembolso da dívida foi de 495,28 bilhões de yuans, e o reembolso dos juros da dívida foi de 249,57 bilhões de yuans, e mais de 81,3%das despesas foram usadas para reembolsar o diretor e o interesse."Se o capital puder ser melhorado, a escala de dívida pode ser reduzida. A pressão sobre o pagamento de juros no futuro será bastante reduzida".
Em segundo lugar, falta o mecanismo de ajuste dinâmico do padrão de carregamento e não foi ajustado há quase dez anos.Yu Mingyuan usou um conjunto de dados para explicar isso.Comparado com o indicador M2 (amplo fornecimento de moeda) no mesmo período, 2017 foi de cerca de 5,7 vezes em 2003.
Por outro lado, o custo da estrada de pedágio por quilômetro, o custo por quilômetro em 2017 era de cerca de 80 milhões de yuans e, em 2003, era de cerca de 39 milhões de yuan, a diferença foi de 2,2 vezes.
"Específico para a rodovia, o custo por quilômetro é maior".
Neste projeto revisado, o padrão de cobrança foi aprovado pelo governo provincial com as autoridades financeiras e de preço para aprovação pela autoridade competente do financeiro e do preço.A escala da dívida, nível de taxa de juros, escala de investimento, retorno razoável, custos de gerenciamento de operações de manutenção, nível de preço, período de pagamento da dívida, período comercial, fluxo de tráfego etc. são usados como um certo fator para estradas de pedágio do governo e padrões de cobrança de estradas operacionais.
Após o término do período de reembolso da dívida, ao entrar no estágio de cobrança de gerenciamento de manutenção de rodovias, os padrões de cobrança são reproduzidos de acordo com fatores como custos reais de gerenciamento de manutenção, níveis de preços locais e fluxo de tráfego.
De acordo com esse rascunho revisado, a estrada com pedágio pode ser diferenciada de acordo com o tipo de tipo de veículo, seção de tráfego, período de tráfego, método de pagamento, condições da estrada, qualidade do serviço, fluxo de tráfego e outros fatores.Ao mesmo tempo, o governo provincial é obrigado a estabelecer um mecanismo dinâmico de avaliação e ajuste para pedágio de pedágio, e o ciclo de avaliação e ajuste não deve exceder 5 anos, ou seja, pelo menos um ajuste de preço deve ser realizado dentro de 5 anos.
Novamente, na visão de Yu Mingyuan, as instituições financeiras não fornecem um empréstimo de baixa taxa de juros de longo prazo para estradas de pedágio, que também é o motivo da expansão da escala de dívida, porque o fluxo de caixa das estradas de pedágio é relativamente estável e o risco de quebra de contrato é relativamente pequena.A infraestrutura pública, como o Toll Roads, adotou um empréstimo muito longo em alguns países.Para instituições financeiras, você pode impedir os riscos financeiros provocados ao emitir diferentes produtos financeiros.
"A revisão dos regulamentos aliviará os riscos da dívida até certo ponto, mas não pode ser resolvido apenas pelo ajuste dos" regulamentos de gerenciamento de rodovias de pedágio "para resolver o problema da dívida. É necessário tomar várias medidas e impedir em conjunto a dívida da dívida da estrada com pedágio. "Yu Mingyuan disse.
Caridade?Utilitário?
O Relatório de Trabalho do Governo em 2018 propôs que é necessário "aprofundar a reforma do sistema rodoviário de pedágio e reduzir o custo de atravessar a ponte", que também se tornou o objetivo geral e os requisitos do programa desta revisão.
Como refletir a demanda por redução de custos no rascunho recém -revisado?Nesse sentido, Yu Mingyuan acredita que devemos aderir aos dois sistemas de rodovias e realizar necessidades rodoviárias diferenciadas. A estrada, fornecendo uma demanda diferenciada de alta qualidade, e essas pessoas podem escolher.
Mais importante, a eficiência trazida pelas rodovias é muito importante para toda a eficiência logística e competitividade nacional.Segundo Yu Mingyuan, algumas grandes empresas de courier na China, especialmente as empresas expressas, 80%~ 90%de frete através de rodovias."Como o tempo é garantido, é mais seguro e a taxa de perda é menor. Como os serviços de alta qualidade são fornecidos por meio de rodovias de alta velocidade, as empresas de correio também terão mais frete".
Serviços de alta qualidade fornecidos pelas rodovias não são apenas condições de alta qualidade, mas também maior eficiência de tráfego.Em 16 de maio de 2018, a reunião executiva do Conselho de Estado proposta para cancelar a estação de pedágio da fronteira provincial da rodoviaNaquela época, o veículo só precisa ter duas estações na entrada e na saída, e a parada não para no meio para reduzir a passagem do tráfego.Atualmente, o Ministério dos Transportes tem o primeiro a cancelar um total de 15 estações de pedágio provinciais entre Jiangsu e Shandong, Sichuan e Chongqing, e as instalações de pedágio positivo com condições serão desmanteladas.
Yang Daqing, pesquisador especial da Chinese Logistics Society, disse à China News Weekly que os custos rodoviários representam cerca de 40%do custo total das empresas de carga de rodovias.O cancelamento das estações de pedágio de nível provincial e cobra etc não apenas reduz o custo de transporte das empresas de logística de carga, mas também melhora bastante a eficiência da aprovação.Para as localidades, o maior significado está em acelerar a integração econômica regional e a coordenação eficiente.
No entanto, de acordo com um membro do setor, tecnicamente, para atingir esse objetivo, novos custos também aumentarão por um período de tempo.Por exemplo, existem vários caminhos para escolher do ponto de partida ao final das duas estações de pedágio, mas a taxa final é cobrada pela estação de pedágio do ponto final, e então as províncias são divididas em províncias de acordo com o uso de cada seção.Para calcular com precisão a trajetória de direção de um carro, um grande número de dispositivos auxiliares deve ser configurado ao longo da rodovia.
"Do ponto de vista geral, as acusações de rodovias da China foram amplamente padronizadas, especialmente a promoção e o uso da tecnologia, o que reduz os problemas das acusações artificiais". Alguns interesses, e há problemas como apoiadores de pedágio em alguns lugares.As cobranças rodoviárias afetarão inevitavelmente a circulação livre e eficiente de elementos logísticos, como pessoas, carros e carga.
O rascunho revisado estendeu o período pago da estrada operacional."Se algumas áreas de políticas mal -entendidas e aumentar suas taxas, elas podem colher taxas de frente, mas inevitavelmente perderão vantagens competitivas regionais, aumentarão os custos de logística e transporte e depois afetarão o layout da rede de algumas grandes empresas de logística na região. Custo de circulação e eficiência coordenada pela cadeia de suprimentos.
Mas como preencher a lacuna atual de receita e despesa?Na visão de Xu Li, apenas por um lado, ele para ou reduz o incremento e, por outro lado, reformará o estoque e, no processo, o padrão de carregamento não pode ser melhorado.
Xu Li acredita que há muito pouco espaço de redução de espaço. equivalente a um ano de manutenção.Em particular, a política de rodovias gratuitas nos feriados causou muita congestão, aumento do consumo de combustível e acidentes de segurança e redução da eficiência do tráfego.
"O reparo e a manutenção da estrada são muito caros!"De acordo com as "estatísticas nacionais de rodovias" nos últimos anos, de 2013 a 2017, as despesas de despesas das estradas de pedágio foram de 39 bilhões de yuan, 46,92 bilhões de yuan, 503,5, 47,63 bilhões de yuan e 53,39 bilhões de yuan.
"Portanto, o que devemos considerar é se reparar tanto e quando reparar tanto. O planejamento científico é muito importante!" O imposto é inferior a 300 bilhões de yuan, e o imposto sobre combustível é de apenas 200 bilhões de yuan para a rodovia e até 500 bilhões de yuans, ou seja, nesses 2,5 trilhões de yuan, apenas 20%são dinheiro fiscal necessário para atender apenas às necessidades atuais de manutenção da construção de rodovias.
"Se a escala não for controlada, os interesses de todos são danificados".
"China News Weekly" Edição 3
Isenção de responsabilidade: O Journal usa o manuscrito de "China News Weekly" por escrito
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